domingo, 7 de maio de 2023

Palácio das Obras Novas

O Palácio das Obras Novas, próximo da Azambuja, foi mandado construir pela Rainha D. Maria I e desempenhava as funções de estalagem e controlo de tráfego de passageiros e mercadorias que circulavam pela Vala Real. Ironicamente, bem necessita de "obras novas", pois encontra-se abandonado desde o início do século XX e num estado verdadeiramente deplorável (Wikipedia).

Palácio das Obras Novas
Palácio das Obras Novas - 1

Palácio das Obras Novas
Palácio das Obras Novas - 2

Palácio das Obras Novas
Palácio das Obras Novas - 3

Palácio das Obras Novas
Palácio das Obras Novas - 4

Azambuja

(--- Ver no Google Maps ---)

...

4 comentários:

  1. E uma pena o nosso país deixar desaparecer património tão rico e importante como este. É o lamentável país que temos, que só pensa em futebol e mais nada. POBRE PODRE PORTUGAL !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, meu caro anónimo, partilho a sua opinião. Portugal é também o país dos pseudo-doutores e pseudo-engenheiros que dedicam mais de 90% do seu tempo a pensar no futebol ...

      Eliminar
  2. Possivelmente tinha a mais bela avenida de palmeiras real da Europa. Ainda as vi, em 1988. Agora que o Street View já lá chega dá para ver o que sobrou delas depois da praga do escaravelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o seu comentário, Paulo. Visitei este local pela primeira vez em 2011, e essa linda alameda de palmeiras real ainda existia. Em 2016 ainda as vi lá, mas em 2019, quando lá fui a última vez, já as tinham abatido.

      Eliminar