Caldas da Rainha é uma cidade no distrito de Leiria com cerca de 27'300 habitantes. A história da cidade está intimamente ligada aos seus recursos hidro-termais. Na Praça da República realiza-se todos os dias, da parte da manhã, ao ar livre, o único mercado diário horto-frutícola do país, praticamente inalterável desde o final do século XIX (Wikipedia).
Caldas da Rainha - 1
Caldas da Rainha - 2
Caldas da Rainha - 3
Caldas da Rainha - 4
Caldas da Rainha - 5
De acordo com uma lenda, em 1484 a Rainha D. Leonor terá passado durante uma viagem por um local onde várias pessoas do povo se banhavam em águas de odor intenso. Curou-se de uma doença banhando-se nelas e, no ano seguinte, determinou erguer naquele lugar um hospital termal para atender todos aqueles que nele se quisessem tratar. Ainda hoje as Caldas da Rainha mantêm como armas o brasão da Rainha D. Leonor, ladeado à esquerda pelo seu próprio emblema (o camaroeiro) e à direita pelo emblema de D. João II (o pelicano). Ao manter estas armas, a cidade é das poucas povoações do País a possuir um brasão anterior à normalização da heráldica municipal levada a cabo no princípio do século XX.
O município de Caldas da Rainha é limitado a nordeste pelo município de Alcobaça, a leste por Rio Maior, a sul pelo Cadaval, a oeste pelo Bombarral e por Óbidos e a noroeste pelo Oceano Atlântico.
(--- Ver no Google Maps ---)
...
Excelentes fotos das Caldas, minha terra natal!
ResponderEliminarComo são diferentes as perspetivas aéreas :)
Muito obrigado pelo "passeio"!
E parabéns pelo excelente site/arquivo, a desvendar o nosso "Portugal visto do ar"!
igualmente. muito obrigada.
EliminarObrigado pelos vossos comentáros, Ricardo e Maria João ...
EliminarPassei à uns dias por Caldas da Rainha e confirmei o que tinha vista nestas fotos. Não sabia que é uma cidade com dimensão considerável.
ResponderEliminarEstas imagens foram captadas em 2012, caro Anónimo. Entretanto a cidade desenvolveu-se e cresceu consideravelmente.
EliminarTêm 11 anos. Gostava de ver fotografias mais recentes.
ResponderEliminarEstas imagens foram captadas em 2012, caro Anónimo. Entretanto a cidade desenvolveu-se e cresceu consideravelmente. Estimo que o valor destas imagens reside no facto de podermos compará-las com fotografias actuais, que proliferam em numerosos sites, pois os drones entretanto também banalizaram a fotografia aérea. Se desejar fotografias aéreas mais recentes de Caldas da Rainha, pesquise no google, ou recorra à inteligência artificial. Talvez o possam ajudar.
Eliminar