Não posso deixar de homenagear o SportCruiser/PiperSport, o tipo de avião que costumo utilizar para captar as imagens aéreas deste blog. E a forma de o fazer é descrevendo sumariamente uma bonita viagem invernal que fiz nele de Itália para Portugal. Inicialmente previsto para ser realizado em 3 etapas, o trajecto acabou por ser feito em 4, devido aos fortes ventos contrários encontrados no Norte de Espanha, obrigando a uma escala e pernoita involuntária em Salamanca. Descolámos de Carpi (Modena) no dia 16-03-2012 às 14:00h depois de almoçar no aeródromo local, e voámos sem parar até Avignon. Na manhã seguinte continuámos até Biarritz, onde almoçámos. Nessa tarde apenas atingimos Salamanca. No domingo 18-03, às 11:05 aterrávamos em Alqueidão, o nosso destino final. Foram necessárias 14h10m de voo (PiperSport - Wikipedia).
1 - O Trajecto Carpi-Budrione (LIDU) --> Alqueidão com os pontos de passagem (waypoints) assinalados a amarelo e as escalas a azul:
LIDU->GEN->ABN->STP->OB->LFMV
LFMV->LFTW->LFMT->LFNP->LFCK->LFBF->LFBP->LFBZ
LFBZ->LESO->LEVT->LEBG->LEVD->LESA
LESA->LPSR->Alqueidão
2 - O PiperSport de matrícula checa OK-RAL no aeródromo de partida, Carpi-Budrione (LIDU), próximo de Modena. O motor foi posto em marcha às 14:00 de 16-03-2012.
3 - Os Alpes Marítimos a 8500ft, após a passagem por Génova, que não foi possível ver devido à espessa camada de núvens. Últimas imagens de Itália e primeiras de França.
4 - Próximo de St. Tropez, onde finalmente a camada de núvens se dissipava dando lugar a um tímido sol de fim de tarde.
5 - O autódromo e aeródromo de Le Castelet, palco de corridas de F1.
6 - Última perna do trajecto até Avignon.
7 - Final da primeira etapa: Após 4:00 horas de voo, o PiperSport na placa Foxtrot do aeródromo de Caumont-Avignon (LFMV) ao lado de um veloz Piper Malibu. Abastecimento do avião e:
- Bistrôt (steak tartare)
- Boulôt (preparação dos voos do dia seguinte)
- Dôdôt (descansar bem, pois o dia seguinte será longo)
8 - Dia 2 - Sobre as núvens a 6500ft de Avignon até Biarritz, com o George activado. O eficiente piloto automático escravizado ao GPS permitiu-nos viajar pelo céu fora de braços cruzados.
9 - Encontro a 6500ft com um colossal Airbus A380, acabadinho de descolar do aeroporto de Toulouse-Blagnac (LFBO).
David contra Golias.
10 - Chegada a Biarritz (LFBZ) após 3h40m de voo. Almoço e abastecimento do OK-RAL para a seguinte etapa.
11 - Saint-Jean-de-Luz logo a seguir à descolagem de Biarritz; a última localidade francesa antes de entrar na Península Ibérica.
12 - San Sebastián, a primeira cidade de Espanha.
13 - Espanha recebeu-nos com muito mau tempo e fortíssimos ventos contrários, impossibilitando alcançar o destino na tarde de sábado. Em 3h50m de voo progrediu-se apenas cerca de 400 kms, obrigando a inserir uma etapa intecalar no aeroporto de Matacán em Salamanca (LESA) para passar a noite.
14 - Descolando de Matacán (LESA) às 09:25h hora espanhola do domingo, por volta das 10:00h hora lusa alcançava-se finalmente Portugal, entrando pela região de Castelo Branco. Nesta imagem, a Barragem de Idanha debaixo da asa esquerda. Já só faltava cerca de uma horita para o destino.
15 - Às 11:05 hora local de domingo, e após 2h40m de voo nesta última etapa forçada, aterragem no campo de voo de Alqueidão com a sensação de missão cumprida.
Eis uma série de imagens do Painel de Instrumentos do OK-RAL captadas ao longo desta viagem.
16 - OK-RAL - Painel de instrumentos
17 - OK-RAL - Painel de instrumentos
18 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Carpi -> Avignon - Ao largo de Mónaco e Nice, descendo para os 1'500 pés
19 - OK-RAL - Painel de instrumentos
20 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Avignon -> Biarritz
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Grande viagem!
ResponderEliminarExperiência fantástica e inesquecível.
ResponderEliminarParabéns!
É verdade, Marciano e Susana, verdadeiramente inesquecível ...
ResponderEliminarQue fixe! viajar assim tão rapidamente
ResponderEliminarespectacular!
Este blogue bem que merecia um livro.
ResponderEliminarAposta nisso Duarte. Adorei.
Obrigado pela sugestão, Célia ...
ResponderEliminarParabéns Duarte! Excelentes imagens e comentários! :)
ResponderEliminarboa noite
ResponderEliminarquanto foi +- o custo da viagem se puder dizer claro, falo mais a nivel de taxas, porque a nivel de combustivel deve ser praticamente o mesmo para qualquer ultraleve
18 litros de gasosa cada hora de voo (cerca de 250 litros), Bruno, e em taxas ficou mais ou menos pelos 75,00€.
ResponderEliminarComo vês, não é tão caro assim ...
eu ando a tirar tambem o curso de ultraleve, mas ja desde outubro que não vou voar, tenho andado com preguiça, mas ja ia na parte das viagens, claro que agora ainda vou demorar ai uns 10 ou 12 voos
ResponderEliminarViagem de meter inveja a muitos.
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