sábado, 7 de janeiro de 2012

Tua - Foz do Tua

Umas imagens de Tua (ou Foz do Tua), localizada na junção dos rios Douro e Tua. Da sua estação de caminho de ferro partia a Linha do Tua, que unia a Linha do Douro a Bragança ao longo de um sinuoso trajecto de 133 kms. Tua está a tornar-se novamente célebre devido à polémica levantada pela construção da sua barragem (Wikipedia).

Foz do Tua
Foz do Tua - 1 - Rio Douro e Rio Tua

Foz do Tua
Foz do Tua - 2 - Confluência do Rio Tua e do Rio Douro. Ao fundo vislumbram-se as faraónicas obras de escavação da futura e controversa Barragem da Foz do Tua.

Foz do Tua
Foz do Tua - 3 - A sua legendária estação ferroviária, junção das linhas do Douro e do Tua

Foz do Tua
Foz do Tua - 4

Carrazeda de Ansiães

(--- Ver no Google Maps ---)

...

5 comentários:

  1. Vendo estas fotos aéreas pergunto-me porque não se faz um funicular da estação do Tua até perto da aldeia de Fiolhsl e de lá não se reconstrói a Linha do Tua até à Brunheda?
    Porque não se obriga a EDP a cumprir o que foi acordado de a construção da barragem ficar dependente de a empressa estudar uma alternativa ferroviária ao troço da linha inundado?
    Desejo que suja alguém nesta terra que ainda leve o Mexia, o Sócrates e o gordo da Mota.Engil a tribunal por negociatas e gestão danosa do património nacional. Viva Trás-os-Montes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porque a EDP diz que não faz linhas de caminho de ferro... e essa só do Tua à Brunheda ficava por cerca de 200 milhões , ou mais.. de euros..Além disso o Mexia , também disse que se alinha do tua valia pela paisagem ... depois da barragem já não havi paisagem .. sic...

      Eliminar
    2. E uma vergonha destruir o que a de patrimônio natural tudo que e interior e despesa tudo que e litoral Lisboa e investimento e vergonhoso estas mentes

      Eliminar
  2. Tanta beleza natural vai desaparecer?
    onde está Deus?

    ResponderEliminar
  3. Apoio estes dois comentários e seus autores!.. Infelizmente não tem havido gente de peso, com muito peso e saber, para fazer inverter a situação, nem que seja preciso um levantamento popular com cabos de enxada!!!... Viva Trás-os-Montes!!!!..

    ResponderEliminar