Quase não se consegue dissociar Tróia de Setúbal, quando se viaja pelo ar. Tão distantes por mar ou por terra, tão próximas pelo ar. Pérolas do Estuário do Sado.
Tróia - 1
Tróia - 2 - Praia do Bico das Lulas
Tróia - 3
Tróia - 4
Tróia - 5
(--- Ver no Google Maps ---)
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sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
ESPANHA - Rio Tejo
Umas imagens de duas barragens do Rio Tejo em Espanha, captadas durante um voo para Madrid ao longo da bacia do Tejo até Talavera de la Reina.
ESPANHA - Rio Tejo - 1 - Barragem de Alcântara (Embalse de Alcántara), uns poucos kms a montante do início do Tejo Internacional, ou seja, perto da fronteira portuguesa.
ESPANHA - Rio Tejo - 2 - Albufeira de Alcântara (Embalse de Alcántara)
ESPANHA - Rio Tejo - 3 - Albufeira de Alcântara (Embalse de Alcántara) - 2
ESPANHA - Rio Tejo - 4 - Embalse de Valdecañas
ESPANHA - Rio Tejo - 5 - Embalse de Valdecañas - Complexo turístico
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ESPANHA - Rio Tejo - 1 - Barragem de Alcântara (Embalse de Alcántara), uns poucos kms a montante do início do Tejo Internacional, ou seja, perto da fronteira portuguesa.
ESPANHA - Rio Tejo - 2 - Albufeira de Alcântara (Embalse de Alcántara)
ESPANHA - Rio Tejo - 3 - Albufeira de Alcântara (Embalse de Alcántara) - 2
ESPANHA - Rio Tejo - 4 - Embalse de Valdecañas
ESPANHA - Rio Tejo - 5 - Embalse de Valdecañas - Complexo turístico
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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
PERÚ - Deserto de Ica
O Deserto de Ica é impressionante! Constitui a ponta Norte do Sistema do Deserto de Atacama. Fomos passear num Piper Cherokee PA28-180 (OB-1795), subindo sobre o fértil Vale de Ica, forrado de plantações de espargos. Seguimos através do deserto mais seco do mundo por entre gigantescas dunas até à costa, desembocando na Bahia y Isla de la Independencia, onde o árido deserto morre nas frias águas da Corrente de Humbold do Pacífico. Regressámos a Ica percorrendo apenas deserto, onde aterrámos no aeroporto de Las Dunas SPLH.
Vôo de Ica (google earth)
Descolagem de Las Dunas SPLH
Subida sobre o fértil vale de Ica, ao longo da Panamericana e das extensas culturas de espargos
Aterragem em Las Dunas SPLH
Toque muito suave nesta fantástica pista localizada no meio do deserto
Perú - Ica - 1 - Oásis de Huacachina
Perú - Ica - 2 - Deserto de Ica
Perú - Ica - 3 - Dunas e mais Dunas
Perú - Ica - 4 - Dunas e mais Dunas
Perú - Ica - 5 - Isla de La Independencia
Perú - Ica - 6 - Isla de La Independencia
Perú - Ica - 7 - Bahía de la Independencia
Perú - Ica - 8 - Bahía de la Independencia
Perú - Ica - 9 - Aproximação ao aeroporto de Ica
Perú - Ica - 10 - Piper Cherokee PA28-180 OB-1795
(--- Ver localização no Google Maps ---)
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Vôo de Ica (google earth)
Descolagem de Las Dunas SPLH
Subida sobre o fértil vale de Ica, ao longo da Panamericana e das extensas culturas de espargos
Aterragem em Las Dunas SPLH
Toque muito suave nesta fantástica pista localizada no meio do deserto
Perú - Ica - 1 - Oásis de Huacachina
Perú - Ica - 2 - Deserto de Ica
Perú - Ica - 3 - Dunas e mais Dunas
Perú - Ica - 4 - Dunas e mais Dunas
Perú - Ica - 5 - Isla de La Independencia
Perú - Ica - 6 - Isla de La Independencia
Perú - Ica - 7 - Bahía de la Independencia
Perú - Ica - 8 - Bahía de la Independencia
Perú - Ica - 9 - Aproximação ao aeroporto de Ica
Perú - Ica - 10 - Piper Cherokee PA28-180 OB-1795
(--- Ver localização no Google Maps ---)
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terça-feira, 14 de dezembro de 2010
PERÚ - Andes e Cusco
Foi um voo extraordinário como passageiros num BAE 146 da Star Perú. Uns 20 minutos antes do final deste fantástico voo de cerca de 600 kms de Lima para Cusco surge a Cordilheira dos Andes, representada aqui por um dos seus picos mais elevados, o Nevado Salkantay (Alt 6'271 m - 20'574 ft).
Voo Lima --> Cusco - 600 kms em BAE-146
Perú - Cusco - 1 - Nevados (Picos)
Perú - Cusco - 2 - Mais Nevados
Perú - Cusco - 3 - Nevados em Salkantay
Perú - Cusco - 4 - Nevado Salkantay (Alt 6'271 m - 20'574 ft)
Perú - Cusco - 5 - Nevado Salkantay e arredores
Perú - Cusco - 6 - Aeroporto e a sua longa pista (3'400m) no centro da cidade
Perú - Cusco - 7 - Arredores
Perú - Cusco - 8 - Vale de Cusco
Perú - Cusco - 9 - Mar de edifícios ocre cercando a comprida pista do aeroporto
Perú - Cusco - 10 - Vale de Cusco
E já agora, saíndo completamente fora do âmbito deste blogue, não podemos deixar de publicar estas imagens tomadas com os pés bem assentes na terra, e que nos marcaram ao longo destas inesquecíveis andanças pelos Vales e Picos Andinos.
Vista panorâmica do vale de Cusco desde Sacsayhuamán (Alt 3'578m - 11'739ft)
Perú - Cusco - 11 - Vale Sagrado - Socalcos na região de Pisac (Alt ca. 3'300m - 10'850ft) Voo Lima --> Cusco - 600 kms em BAE-146
Os Andes
Perú - Cusco - 1 - Nevados (Picos)
Perú - Cusco - 2 - Mais Nevados
Perú - Cusco - 3 - Nevados em Salkantay
Perú - Cusco - 4 - Nevado Salkantay (Alt 6'271 m - 20'574 ft)
Perú - Cusco - 5 - Nevado Salkantay e arredores
Cusco
Bandeira de Cusco
Finalmente aterramos em Cusco (Wikipedia), sem antes deixar de ver toda a vastidão desta cidade ocre na perna de vento de cauda, e a compridíssima pista de 3400 metros do seu aeroporto (SPZO). A baixíssima densidade do ar a esta altitude, também de (3'400m - 11'150 ft) obriga a estes excessos no Alejandro Velasco Astete International Airport. Cusco é uma cidade muito alta (Alt 3'400m - 11'150ft)). Seu nome significa "umbigo", no idioma quíchua. Era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol. Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro, invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi arrasada pelos clérigos católicos com o duplo objetivo de destruir a civilização inca e construir com suas pedras e tijolos as novas igrejas cristãs e demais edifícios administrativos dos dominadores, desta forma impondo sua pretensa superioridade européia.
Perú - Cusco - 6 - Aeroporto e a sua longa pista (3'400m) no centro da cidade
Perú - Cusco - 7 - Arredores
Perú - Cusco - 8 - Vale de Cusco
Perú - Cusco - 9 - Mar de edifícios ocre cercando a comprida pista do aeroporto
Perú - Cusco - 10 - Vale de Cusco
Andes e Cusco - Outras Imagens com os Pés na Terra
E já agora, saíndo completamente fora do âmbito deste blogue, não podemos deixar de publicar estas imagens tomadas com os pés bem assentes na terra, e que nos marcaram ao longo destas inesquecíveis andanças pelos Vales e Picos Andinos.
Vista panorâmica do vale de Cusco desde Sacsayhuamán (Alt 3'578m - 11'739ft)
Perú - Cusco - 12 - Ruinas Intiwatana, uma fortaleza inca próxima de Pisac (Alt 3'400m - 11'150ft)
Perú - Cusco - 13 - Ollantaytambo (Alt 2'800m - 9'185ft) - Arco-íris no Valle Sagrado
Perú - Cusco - 14 - Machu Picchu (Alt 2'450m - 8'000ft) - Local verdadeiramente mágico, envolto no seu contexto de núvens, exuberante selva e picos verticais e agrestes
Perú - Cusco - 15 - Arquitectura inca em Machu Picchu
Perú - Cusco - 16 - Arquitectura inca em Sacsayhuamán - Encaixes perfeitos
Perú - Cusco - 17 - Curvas e rectas incas
(--- Ver localização no Google Maps ---)
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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Falha de Motor à Descolagem - Diamond Aircraft DA42 NG
Hoje tivemos o prazer de voar um avião extraordinário, o novíssimo bimotor Diamond DA42 NG no Aeródromo de Cascais. Que bela máquina. NG significa "New Generation" e é movido pelos seus 2 revolucionários motores Diesel Common Rail Austro Engine AE300 Jet A1 de 168 cv cada, consumindo apenas Jetfuel, o que torna esta maravilha muito barata de operar. Veloz, silencioso, eficiente, linhas elegantes, 4 lugares muito confortáveis, passo variável auto, trem retráctil, piloto automático integral, IFR, de-ice, oxigénio. Devido aos seus turbos pode cruzar a 18'000 pés de altitude com recurso a máscaras de oxigénio, e voar durante 2,5 horas em condições de gelo graças aos seus sitemas de de-ice.
Diamond Aircraft DA42 NG - Descolagem em Tires
Diamond Aircraft DA42 NG - Descolagem em Tires
Diamond Aircraft DA42 NG - 1
Diamond Aircraft DA42 NG - 2
Diamond Aircraft DA42 NG - 3
Diamond Aircraft DA42 NG - 4 - Cascais debaixo da inconfundível asa
Diamond Aircraft DA42 NG - 5 - Cockpit - Sistema EFIS Garmin G1000, idêntico ao do Boeing 737 de última geração
Diamond Aircraft DA42 NG - 6 - Painel EFIS esquerdo - Rumos e atitude
Diamond Aircraft DA42 NG - 7 - Painel EFIS direito - Motores e navegação
Diamond Aircraft DA42 NG - 8 - Motor Diesel Austro Engine AE300 Jet A1 de 168 hp
Diamond Aircraft DA42 NG - 9 - Perna base esquerda à pista 35 do Aeródromo de Cascais
E para terminar, um interessante video da Diamond dos testes de comportamentos deste avião em diversas situações críticas de falhas de motor à descolagem. Segurança acima de tudo!
Diamond Aircraft DA42 NG - Descolagem em Tires
Diamond Aircraft DA42 NG - Descolagem em Tires
Diamond Aircraft DA42 NG - 1
Diamond Aircraft DA42 NG - 2
Diamond Aircraft DA42 NG - 3
Diamond Aircraft DA42 NG - 4 - Cascais debaixo da inconfundível asa
Diamond Aircraft DA42 NG - 5 - Cockpit - Sistema EFIS Garmin G1000, idêntico ao do Boeing 737 de última geração
Diamond Aircraft DA42 NG - 6 - Painel EFIS esquerdo - Rumos e atitude
Diamond Aircraft DA42 NG - 7 - Painel EFIS direito - Motores e navegação
Diamond Aircraft DA42 NG - 8 - Motor Diesel Austro Engine AE300 Jet A1 de 168 hp
Diamond Aircraft DA42 NG - 9 - Perna base esquerda à pista 35 do Aeródromo de Cascais
E para terminar, um interessante video da Diamond dos testes de comportamentos deste avião em diversas situações críticas de falhas de motor à descolagem. Segurança acima de tudo!
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