sábado, 28 de maio de 2011

Pomarão

Pomarão é uma aldeia do concelho de Mértola. Faz fronteira com Espanha e fica na margem esquerda, junto à confluência do Rio Chança, ponto em que, pela 2ª vez ao longo do seu curso, o Rio Guadiana define a fronteira com o país vizinho, desta vez até à sua foz (Wikipedia).

Pomarão
Pomarão - 1 - Pomarão (Portugal) e Barragem do Chança (Espanha) - A fronteira com o país vizinho, definida pelo Rio Chança, passa pelo centro da barragem.

Pomarão
Pomarão - 2 - Entre 1859 e 1860, a empresa proprietária da mina de São Domingos mandou levantar no Pomarão uma povoação, armazéns, depósitos de mineral, terminal ferroviário e dois cais de embarque, onde atracavam os navios mineraleiros à vela e a vapor que subiam o Guadiana desde a foz.

Pomarão
Pomarão - 3 - Dali partiam os navios carregados com o minério (pirites) que vinha por via férrea desde a Mina de S. Domingos, encerrada no início dos anos 70, para a CUF, no Barreiro, e para Inglaterra (por Vila Real de Santo António). O minério chegava ao porto do Pomarão transportado por uma das primeira linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal (1858), apenas dois anos após a inauguração do troço Lisboa-Carregado.

Pomarão
Pomarão - 4 - O movimento do porto era elevado. Em 1864 apresentaram-se no Pomarão 563 navios para embarque de minério. Era considerado porto comercial, pois fica situado no limite de navegabilidade do Guadiana, com acesso a embarcações até cerca de 4 metros de calado.

Pomarão
Pomarão - 5 - Em 26 de Fevereiro de 2009, foi inaugurada a Ponte Internacional do Baixo Guadiana, sobre o rio Chança, que veio reduzir a distância por estrada à povoação espanhola de El Granado de 140 km para apenas 12 km! Próximo do Pomarão fica igualmente a barragem do Chança, barragem espanhola utilizada para o abastecimento em água da costa de Huelva, da cidade de Huelva e da sua zona industrial.

Mértola

(--- Ver no Google Maps ---)

...

Sem comentários:

Enviar um comentário