domingo, 24 de janeiro de 2010

Palácio da Pena - De Havilland DH82 Tiger Moth

Uma excepção à regra deste blog, pois trata-se da uma imagem de um postal e outra, muito antiga, encontrada algures. O postal, enviado a 3 de Março de 2008 pelo grande aviador Rui Novais Monteiro ao autor do blogue, não deixa de o comover e despertar muitas saudades. O texto do verso do postal, escrito por este grande amigo e mentor quando contava com 86 anos de idade, também não deixa de ser comevedor. Transcrevo-o integralmente, assim como uma nota anexada referindo o trágico acidente do Comandante da Base Aérea de Sintra, Ramiro de Almeida Santos, em 2007 nas Azenhas do Mar a bordo do avião que figura em ambas as fotografias. Ambas as imagens possuem o mesmo pano de fundo, mas foram captadas em épocas muito diferentes (De Havilland DH82 Tiger Moth e o Palácio Nacional da Pena).

Palácio da Pena - De Havilland DH82 Tiger Moth
O Tiger Moth nº 119 e o Palácio da Pena - Postal de Rui Novais Monteiro a 3 de Março de 2008

Texto do verso do postal de Rui Monteiro 3 de Março de 2008

"""
Para o Duarte,
Recordação deste velho piloto desde 1939 – sempre a voar (ainda ontem!), deste vetusto avião que fez as delícias de milhares e milhares de pilotos em todo o mundo, incluindo os seus queridos pais, e ainda hoje sonham com ele, como me acontece com as mais de 800 horas que nele fiz (de fabrico canadiano) e homenagem às suas qualidades de bom piloto que já é e continuará a ser, com votos de boas aterragens do seu admirador
Rui Monteiro Lx, 2008.03.03

Nota anexada a este postal
Caro Duarte
Este TIGER (o “119”) é histórico: - nele morreu (Azenhas do Mar) o ano passado o Comandante da B.A.1 (Sintra) Coronel PilAv Ramiro de Almeida Santos, que era bom piloto.
Rui Monteiro 2008.03.03

"""

O De Havilland DH82 Tiger Moth, desenvolvido em 1931, servia para instrução e treino dos pilotos da RAF. Também serviu a FAP. Muitos pilotos militares e civís voaram-no em Portugal.

Palácio da Pena - De Havilland DH82 Tiger Moth

Sintra

(--- Ver no Google Maps ---)

...

Sem comentários:

Enviar um comentário