domingo, 10 de maio de 2009

Planadores

A mais pura sensação do vôo perfeito obtém-se a partir de Planadores. A meteorologia favorável e o know-how do piloto são condições indispensáveis para manter estes aparelhos várias horas no ar. O record do mundo de distância percorrida em planador num único vôo situa-se acima dos 2400 kms. Neste vôo em particular de 2 horas por cima do Alentejo com um planador Grob Twin Astir, efectuámos acrobacia, atingimos os 2500 mts de altitude e também os 270 km/h. É de salientar que o piloto tem mais de 80 anos e começou a voar estas máquinas há 60 anos.

Planadores
Volta de 45 graus sobre o Alentejo, a 110 km/h e a descer 0,5 m/s

Planadores
Avião rebocador a içar-nos até aos cerca de 500 metros de altura em relação ao solo, no início do vôo.

E já agora para ter um cheirinho da maravilha que é voar em planador, aqui vai um link para o Youtube de momentos de um belíssimo e turbulento voo orográfico de montanha num planador bilugar. Vejam só a velocidade alcançada sem motor.

Évora

...

1 comentário:

  1. Concuerdo con Javalí Rubio en que los aparatos sin motor son los que mas sensación de vuelo transmiten, además de ser la opción más ecolígica para volar. Entre ellos el más sofisticado es el planeador. Para mi el contacto más inmediato con el preciado elemento aire se experimenta en parapente, que a su vez te permite llevar el aparejo de vuelo a tus espaldas.
    Javalí Vice

    ResponderEliminar