quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gavião

Gavião é uma vila no Distrito de Portalegre com cerca de 1'800 habitantes. É sede de um município com cerca de 4'250 habitantes, limitado a oeste e norte pelo município de Mação, a leste por Nisa, a sueste pelo Crato, a sudoeste por Ponte de Sôr e a oeste por Abrantes. Gavião recebeu foral de D. Manuel I em 23 de Novembro de 1519 (Wikipedia).

Gavião
Gavião - 1

Gavião
Gavião - 2

Gavião
Gavião - 3

Gavião
Gavião - 4

Gavião
Gavião - 5

Gavião
Gavião - 6

Gavião
Gavião - 7

Gavião Gavião

(--- Ver no Google Maps ---)

...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Constância

Constância é uma vila pertencente ao Distrito de Santarém com cerca de 1'900 habitantes. O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D.Maria II, que lhe deu o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e a sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete que não gostava (Wikipedia).

Constância
Constância - 1 - Na confluência dos rios Tejo e Zêzere

Constância
Constância - 2

Constância
Constância - 3

Constância
Constância - 4

Constância
Constância - 5

Constância
Constância - 6

Constância
Constância - 7

Constância
Constância - 8

Constância Constância

(--- Ver no Google Maps ---)

...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Campo de Voo de Monte do Lago - PiperSport - Primeiro Voo Solo

Primeiro Voo Solo (ou largada) de um piloto de PiperSport no último fim de semana de Agosto de 2010, após ter efectuado um voo de adaptação com instrutor muito competente no Campo de Voo de Monte do Lago , Montargil. Momentos inesquecíveis de estreia do SportCruiser/PiperSport CS-USE.

PiperSport - Primeira Descolagem Solo

PiperSport - Primeiro Touch & Go Solo

PiperSport - Primeira Aterragem Final Solo

Este agradável e curto passeio sozinho não teria sido possível sem a colaboração de alguns dos meus amigos. Obrigado Leo, Paul, Sue, Pete, Alex, Luois, Phil, Euga. Imagens de F.B. e R.A.. PiperSport CS-USE

PiperSport CS-USE


...

Ilha da Madeira - Aeroporto de Santa Cruz

Hoje vamos fazer um voozito na Ilha da Madeira. Descolamos da pista 05 do Aeroporto de Santa Cruz (LPMA) e em afastamento damos uma volta pela direita que nos permite registar a Ponta de São Lourenço e as Ilhas Desertas.

Descolagem na pista 05 do Aeroporto da Madeira Regressando do Funchal, iniciamos a nossa Aproximação na zona do Caniço, descendo progressivamente até ao ponto "Gelo", onde voltamos ligeiramente para a esquerda. Seguidamente alcançamos a vila de Santa Cruz e alinhamos com a pista.

Aproximação à pista 05 do Aeroporto da Madeira Para terminar, "pousamos o estojo" na enorme 05. Sobra pista por todos os lados, pois não somos mais que um Socata TB10 Tobago, um passaroco de 4 lugares. Um Follow Me vem nos receber à saída da pista e dirige-nos até ao lugar de estacionamento.

Aterragem na pista 05 do Aeroporto da Madeira

Aeroporto da Madeira - Carta de Aproximação

Aeroporto da Madeira LPMA Aeroporto da Madeira - Pistas 05-23 Resta-me agradecer ao Sr. Carlos Oliveira este excelente presente caído do céu e ao Aeroclube da Madeira pela forma soberba com que me acolheu e facilitou tudo. Obrigado Orlando.

...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ilha da Madeira - Funchal

Uma chegada ao Funchal com início no Caniço, passando pelo Garajau, São Gonçalo, no Socata Tobago TB10 do Aeroclube da Madeira voando a 2500'. Que fantástico passeio madeirense!

Chegada ao Funchal

Funchal Funchal - 1

Funchal Funchal - 2

Funchal Funchal - 3

Choupana Funchal - Choupana - Aproveito para fazer uma boa publicidade à Sixt. Quando for à Madeira devereria colocar um pequeno utilitário à minha disposição gratuitamente durante alguns dias

Garajau Garajau - Já um pouco longe do Funchal e mais próximo do Aeroporto de Santa Cruz

Cabo Girão Cabo Girão - No outro extremo do passeio

Funchal Funchal - Lido - 1

Funchal Funchal - Lido - 2

Funchal Funchal - Pico de Barcelos

...

sábado, 18 de setembro de 2010

Aeródromo de Portimão

Uma imagem do Aeródromo de Portimão, actualmente a única pista do Algarve operacional para a aviação geral certificada pelo INAC para além do Aeroporto de Faro. Os aeródromos da Costa Verde (Vila Real de Santo António) e de Vilamoura deixaram de operar na última década.

Aeródromo de Portimão
Aeródromo de Portimão

Portimão

(--- Ver no Google Maps ---)

...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Praia Azul

Um pouco a Sul de Santa Cruz fica a Praia Azul, e a Sul desta, a Praia da Foz do Sizandro. Mais um bonito e vasto lençol de areia, este frequentemente sobrevoado pelos aviões que se aproximam da Pista 35 do Aeródromo de Santa Cruz.

Praia Azul
Praia Azul - 1

Praia Azul
Praia Azul - 2

Torres Vedras

(--- Ver no Google Maps ---)

...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PiperSport - Voo sobre o Alentejo

Um Pipersport novinho em folha, regressando do seu primeiro voo internacional (Portugal - Espanha) num bonito fim de tarde sobre o Alentejo. As imagens foram captadas a partir de outro Pipersport exactamente igual, o irmão gémeo, que apenas se diferencia pela cor da sua pintura e pela matrícula. Que bom que é estrear uma magnífica máquina.

PiperSport sobre o Alentejo Quanto à recente história do PiperSport (SportCruiser) e as suas brilhantes características, nada melhor que utilizar este link da Wikipedia:


...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aeródromo de Morargil

Curioso nome, o do Aeródromo de Morargil (LPMO) ! Trata-se da união das palavras Mora e Montargil. Fica situado entre essas 2 localidades e há já alguns anos que possui uma pista asfaltada certificada pelo INAC com 1200 metros de comprimento. Foi mandado construir nos anos 60 por um alemão proprietário de um hotel nas imediações e queria deslocar-se até lá no seu Cessna. Lembro-me de aterrar nela aos solavancos nos anos 70, quando a pista não era nada mais que umas escassas centenas de metros de terra batida e muito irregular. Actualmente até lá aterram pequenos jactos.

Aeródromo de Morargil
Aeródromo de Morargil

Mora

(--- Ver no Google Maps ---)

...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ilha da Madeira - Câmara de Lobos

Uma pequena série dedicada a cantinhos de Câmara de Lobos, na Ilha da Madeira, captada durante um voo no Socata TB10 Tobago do ACM (Aeroclube de Madeira). Foi um voo lindo e suave sobre a magnífica e exuberante Pérola do Atlântico, em que as núvens também marcaram a sua presença. De salientar a obrigatoriedade de voar com coletes vestidos e jangada salva-vidas a bordo, pois com tanta montanha não existe nenhuma possibilidade de "pousar o estojo" em caso de avaria do motor de 180 cavalos do Tobago. A única alternativa seria amarar na cristalina água madeirense.

Passagem por Câmara de Lobos

Câmara de Lobos Câmara de Lobos - 1

Câmara de Lobos Câmara de Lobos - 2

Câmara de Lobos Câmara de Lobos - 3

Câmara de Lobos Estreito Câmara de Lobos - Estreito

Socata TB10 Tobago CS-DCH Socata TB10 Tobago CS-DCH do Aeroclube da Madeira

E para terminar este post, aqui vai um videozito muito, muito curto com uma brave passagem por Estreito Câmara de Lobos no Tobago do ACM.



Câmara de Lobos

...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Campo de Voo de Monte do Lago - PiperSport - Voo de Adaptação

Imagens de um primeiro voo oficial, ou estreia, de um avião, registado no seu Diário de Navegação 01 como Serviço 001. Trata-se de um Voo de Adaptação ao PiperSport. Este voo foi efectuado a partir do Campo de Voo de Monte do Lago , sobre a Barragem de Montargil. Treinou-se tudo o que é exigido para operar um avião em segurança (Descolagem, Aproximação, Aterragem, Cruzeiro, Voo lento, Perda, Voltas apertadas, Ajustamento do Passo variável, SAF, etc...). Um momento inesquecível.

Barragem de Montargil
Voo de Adaptação sobre a Barragem de Montargil


Voo de Adaptação - Log GPS no Google Earth

PiperSport
PiperSport - Descanso após o voo inaugural

Ponte de Sôr

(--- Ver no Google Maps ---)

...