Situada em Sande, próximo de Lamego, e ladeada pela A24 (IP3), a Barragem de Varosa aproveita o forte desnível do Rio Varosa antes deste mergulhar na bacia do Rio Douro. As espécies piscícolas mais comuns são o barbo, a boga, o escalo e a truta. O local costuma servir de ponto de chegada das provas de canoagem nos rios Varosa e Balsemão (Wikipedia).
Barragem de Varosa - 1
Barragem de Varosa - 2
Barragem de Varosa - 3
(--- Ver no Google Maps ---)
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sexta-feira, 30 de março de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Viagem Itália -> Portugal em PiperSport
Não posso deixar de homenagear o SportCruiser/PiperSport, o tipo de avião que costumo utilizar para captar as imagens aéreas deste blog. E a forma de o fazer é descrevendo sumariamente uma bonita viagem invernal que fiz nele de Itália para Portugal. Inicialmente previsto para ser realizado em 3 etapas, o trajecto acabou por ser feito em 4, devido aos fortes ventos contrários encontrados no Norte de Espanha, obrigando a uma escala e pernoita involuntária em Salamanca. Descolámos de Carpi (Modena) no dia 16-03-2012 às 14:00h depois de almoçar no aeródromo local, e voámos sem parar até Avignon. Na manhã seguinte continuámos até Biarritz, onde almoçámos. Nessa tarde apenas atingimos Salamanca. No domingo 18-03, às 11:05 aterrávamos em Alqueidão, o nosso destino final. Foram necessárias 14h10m de voo (PiperSport - Wikipedia).
1 - O Trajecto Carpi-Budrione (LIDU) --> Alqueidão com os pontos de passagem (waypoints) assinalados a amarelo e as escalas a azul:
LIDU->GEN->ABN->STP->OB->LFMV
LFMV->LFTW->LFMT->LFNP->LFCK->LFBF->LFBP->LFBZ
LFBZ->LESO->LEVT->LEBG->LEVD->LESA
LESA->LPSR->Alqueidão
2 - O PiperSport de matrícula checa OK-RAL no aeródromo de partida, Carpi-Budrione (LIDU), próximo de Modena. O motor foi posto em marcha às 14:00 de 16-03-2012.
3 - Os Alpes Marítimos a 8500ft, após a passagem por Génova, que não foi possível ver devido à espessa camada de núvens. Últimas imagens de Itália e primeiras de França.
4 - Próximo de St. Tropez, onde finalmente a camada de núvens se dissipava dando lugar a um tímido sol de fim de tarde.
5 - O autódromo e aeródromo de Le Castelet, palco de corridas de F1.
6 - Última perna do trajecto até Avignon.
7 - Final da primeira etapa: Após 4:00 horas de voo, o PiperSport na placa Foxtrot do aeródromo de Caumont-Avignon (LFMV) ao lado de um veloz Piper Malibu. Abastecimento do avião e:
- Bistrôt (steak tartare)
- Boulôt (preparação dos voos do dia seguinte)
- Dôdôt (descansar bem, pois o dia seguinte será longo)
8 - Dia 2 - Sobre as núvens a 6500ft de Avignon até Biarritz, com o George activado. O eficiente piloto automático escravizado ao GPS permitiu-nos viajar pelo céu fora de braços cruzados.
9 - Encontro a 6500ft com um colossal Airbus A380, acabadinho de descolar do aeroporto de Toulouse-Blagnac (LFBO).
David contra Golias.
10 - Chegada a Biarritz (LFBZ) após 3h40m de voo. Almoço e abastecimento do OK-RAL para a seguinte etapa.
11 - Saint-Jean-de-Luz logo a seguir à descolagem de Biarritz; a última localidade francesa antes de entrar na Península Ibérica.
12 - San Sebastián, a primeira cidade de Espanha.
13 - Espanha recebeu-nos com muito mau tempo e fortíssimos ventos contrários, impossibilitando alcançar o destino na tarde de sábado. Em 3h50m de voo progrediu-se apenas cerca de 400 kms, obrigando a inserir uma etapa intecalar no aeroporto de Matacán em Salamanca (LESA) para passar a noite.
14 - Descolando de Matacán (LESA) às 09:25h hora espanhola do domingo, por volta das 10:00h hora lusa alcançava-se finalmente Portugal, entrando pela região de Castelo Branco. Nesta imagem, a Barragem de Idanha debaixo da asa esquerda. Já só faltava cerca de uma horita para o destino.
15 - Às 11:05 hora local de domingo, e após 2h40m de voo nesta última etapa forçada, aterragem no campo de voo de Alqueidão com a sensação de missão cumprida.
Eis uma série de imagens do Painel de Instrumentos do OK-RAL captadas ao longo desta viagem.
16 - OK-RAL - Painel de instrumentos
17 - OK-RAL - Painel de instrumentos
18 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Carpi -> Avignon - Ao largo de Mónaco e Nice, descendo para os 1'500 pés
19 - OK-RAL - Painel de instrumentos
20 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Avignon -> Biarritz
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1 - O Trajecto Carpi-Budrione (LIDU) --> Alqueidão com os pontos de passagem (waypoints) assinalados a amarelo e as escalas a azul:
LIDU->GEN->ABN->STP->OB->LFMV
LFMV->LFTW->LFMT->LFNP->LFCK->LFBF->LFBP->LFBZ
LFBZ->LESO->LEVT->LEBG->LEVD->LESA
LESA->LPSR->Alqueidão
2 - O PiperSport de matrícula checa OK-RAL no aeródromo de partida, Carpi-Budrione (LIDU), próximo de Modena. O motor foi posto em marcha às 14:00 de 16-03-2012.
3 - Os Alpes Marítimos a 8500ft, após a passagem por Génova, que não foi possível ver devido à espessa camada de núvens. Últimas imagens de Itália e primeiras de França.
4 - Próximo de St. Tropez, onde finalmente a camada de núvens se dissipava dando lugar a um tímido sol de fim de tarde.
5 - O autódromo e aeródromo de Le Castelet, palco de corridas de F1.
6 - Última perna do trajecto até Avignon.
7 - Final da primeira etapa: Após 4:00 horas de voo, o PiperSport na placa Foxtrot do aeródromo de Caumont-Avignon (LFMV) ao lado de um veloz Piper Malibu. Abastecimento do avião e:
- Bistrôt (steak tartare)
- Boulôt (preparação dos voos do dia seguinte)
- Dôdôt (descansar bem, pois o dia seguinte será longo)
8 - Dia 2 - Sobre as núvens a 6500ft de Avignon até Biarritz, com o George activado. O eficiente piloto automático escravizado ao GPS permitiu-nos viajar pelo céu fora de braços cruzados.
9 - Encontro a 6500ft com um colossal Airbus A380, acabadinho de descolar do aeroporto de Toulouse-Blagnac (LFBO).
David contra Golias.
10 - Chegada a Biarritz (LFBZ) após 3h40m de voo. Almoço e abastecimento do OK-RAL para a seguinte etapa.
11 - Saint-Jean-de-Luz logo a seguir à descolagem de Biarritz; a última localidade francesa antes de entrar na Península Ibérica.
12 - San Sebastián, a primeira cidade de Espanha.
13 - Espanha recebeu-nos com muito mau tempo e fortíssimos ventos contrários, impossibilitando alcançar o destino na tarde de sábado. Em 3h50m de voo progrediu-se apenas cerca de 400 kms, obrigando a inserir uma etapa intecalar no aeroporto de Matacán em Salamanca (LESA) para passar a noite.
14 - Descolando de Matacán (LESA) às 09:25h hora espanhola do domingo, por volta das 10:00h hora lusa alcançava-se finalmente Portugal, entrando pela região de Castelo Branco. Nesta imagem, a Barragem de Idanha debaixo da asa esquerda. Já só faltava cerca de uma horita para o destino.
15 - Às 11:05 hora local de domingo, e após 2h40m de voo nesta última etapa forçada, aterragem no campo de voo de Alqueidão com a sensação de missão cumprida.
Eis uma série de imagens do Painel de Instrumentos do OK-RAL captadas ao longo desta viagem.
16 - OK-RAL - Painel de instrumentos
17 - OK-RAL - Painel de instrumentos
18 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Carpi -> Avignon - Ao largo de Mónaco e Nice, descendo para os 1'500 pés
19 - OK-RAL - Painel de instrumentos
20 - OK-RAL - Painel de instrumentos - Etapa Avignon -> Biarritz
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segunda-feira, 26 de março de 2012
Cabeço de Vide
Cabeço de Vide é uma freguesia do concelho de Fronteira, com cerca de 1'000 habitantes. Foi vila e sede de concelho entre 1512 e 1855. Era constituído apenas pela freguesia da sede. Após as primeiras reformas administrativas do liberalismo, anexou o concelho de Alter Pedroso (Wikipedia).
Cabeço de Vide - 1
Cabeço de Vide - 2
Cabeço de Vide - 3
Cabeço de Vide - 4
Cabeço de Vide - 5
Cabeço de Vide - 6
Cabeço de Vide - 7
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Cabeço de Vide - 1
Cabeço de Vide - 2
Cabeço de Vide - 3
Cabeço de Vide - 4
Cabeço de Vide - 5
Cabeço de Vide - 6
Cabeço de Vide - 7
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sábado, 24 de março de 2012
Baleal
O Baleal é uma pequena ilha situada ao norte de Peniche, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. O Baleal herdou esta denominação da função que estes rochedos desempenharam no passado de local de baleação. Tornou-se local de veraneio com um potencial para desportos náuticos. Devido ao seu formato tipo península, o Baleal e Peniche oferecem condições únicas na Europa para a prática do surf e body-board (Wikipedia).
Baleal - 1
Baleal - 2
Baleal - 3
Baleal - 4
Baleal - 5
Baleal - 6
Baleal - 7
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Baleal - 1
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Baleal - 5
Baleal - 6
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quinta-feira, 22 de março de 2012
Alpalhão
Alpalhão é uma freguesia do concelho de Nisa, com cerca de 1'250 habitantes. Situada sensivelmente a meia distância entre Nisa e o Crato, foi vila e sede de concelho entre 1512 e 1855. Após as reformas administrativas do início do liberalismo, foram-lhe anexadas as freguesias de Gáfete e Tolosa (Wikipedia).
Alpalhão - 1
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