domingo, 23 de janeiro de 2011

Azambuja

A Azambuja é uma vila no Distrito de Lisboa, com cerca de 8'100 habitantes, e sede de um município com cerca de 21'800, dividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Rio Maior, a nordeste por Santarém, a leste pelo Cartaxo, a sueste por Salvaterra de Magos, a sul por Benavente e Vila Franca de Xira e a oeste por Alenquer e pelo Cadaval (Wikipedia).

Azambuja
Azambuja - 1

Azambuja
Azambuja - 2

Azambuja
Azambuja - 3

Azambuja
Azambuja - 4

Azambuja
Azambuja - 5

Azambuja
Azambuja - 6

Azambuja Azambuja

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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESPANHA - Museo del Aire (em 2010)

Fugimos ao âmbito deste blogue abrindo uma excepção para dedicar um post ao ilustre Museo del Aire espanhol, museu que consideramos irmão do Museu do Ar português. Situado no aeródromo de Cuatro Vientos, nas imdediações de Madrid, expõe uma grande quantidade de aviões históricos, alguns dos quais também equiparam a Força Aérea Portuguesa. Comecemos esta pequena série de fotografias dedicando as 3 primeiras imagens a Juan de la Cierva, o engenheiro espanhol que inventou o autogiro.

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 1 - Autogiro Cierva C6 - Realizou o seu primeiro voo em 1924

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 2 - Autogiro Cierva C19 MkIVP - Autogiro de 1929, com asas

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 3 - Autogiro Cierva C30 - Um autogiro mais evoluído, de 1933. Reparem na ausência de asas.

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 4 - De Havilland DH89 Dragon Rapide - Um popular biplano inglês de passageiros dos anos 30 movido por 2 motores Gipsy Six de 200 cv cada. Aviões identicos foram utilizados nas nossas colónias até aos anos 60 para o transporte de passageiros.
Vejam só uns Dragons que ainda voam na Nova Zelândia (YouTube)

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 5 - Dornier DO24 T-3 - Um gigantesco hidroavião trimotor concebido nos anos 30 e utilizado em operações de busca e salvamento pelo SAR (Servicio Aéreo de Resgate) até aos anos 70

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 6 - Fleet 2 - Com o seu motor Kinner K-5 de 100 cv. Vejam a beleza desta obra de arte no YouTube

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 7 - HK36 Super Dimona - Um avião experimental movido a hidrogénio recorrendo à tecnologia de células de combustão. O sistema de propulsão foi desenvolvido pela Boeing Phantom Works, a unidade avançada de investigação e desenvolvimento da Boeing. Utilizaram o veloz motoplanador HK36 Super Dimona da Diamond Aircraft para implantar este motor revolucionário

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 8 - Junkers JU52 da Lufthansa, foi o avião de transporte alemão civil e militar mais importante durante a II Guerra Mundial. Possuía 3 motores radiais de 9 cilindros BMW 132 de 750 cv. cada

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 9 - CASA 352 - O JU52 fabricado sob licença em Espanha pelas Construcciones Aeronáuticas S.A.

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 10 - Motor Pratt & Whitney Twin Wasp, amálgama que restou de um Lockheed Hudson acidentado

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 11 - North American Texan T6 - O célebre Harvard, ou T6, que também operou largamente em Portugal e nos cenários da Guerra colonial nos anos 60 e 70. Vejam só este impressionante vídeo do YouTube de uma esquadrilha de T6 a fazer ski aquático (The Runway Is Wet)

ESPANHA - Museo del Aire
ESPANHA - Museo del Aire - 12 - Schneider SG38 Schulgleiter - Planador também muito utilizado no início da actividade de Voo à Vela em Portugal. Vejam um voo completo (8,5 min) de um Schulgleiter rebocado por um Piper PA18 Cub no YouTube. Era assim que os alunos-pilotos voavam nestes curiosos planadores nos anos 40 numa encosta de Santa Iria de Azoia, lançados para o ar com auxílio de uma fisga esticada por cadetes (YouTube).

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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Museu do Ar (em 2010)

Resolvemos fugir ao âmbito deste blogue e dedicar um post ao Museu do Ar. Um fantástico museu dedicado à aviação civil e militar portuguesa. O Museu do Ar, actualmente sediado na Base Aérea nº1 - Granja do Marquês - Sintra, e com dois pólos visitáveis, em Alverca e em Ovar, foi criado em 21 de Fevereiro de 1968. Eis apenas algumas das muitas relíquias que nele podemos encontrar:

Museu do Ar
Museu do Ar - 1 - Auster D5-160 - Avião fabricado em grande escala em Portugal pelas OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) e utilizado em quase tudo por civís e militares.

Museu do Ar
Museu do Ar - 2 - Bébé Jodel D9 - Avião construído durante 3 anos por 3 sócios do Aeroclube de Portugal no final dos anos 60 na antiga sede do clube, um 4º andar na Avenida da Liberdade em Lisboa. Utilizava um motor de VW Carocha para cruzar pelos céus de Portugal ...
Em segundo plano um Piper PA18 Super Cub.

Museu do Ar
Museu do Ar - 3 - Blériot XI - Um monoplano revolucionário na sua época. Vejam este passaroco a voar no YouTube.

Museu do Ar
Museu do Ar - 4 - Blériot XI - Concebido pelo corajoso Luois Blériot, o primeiro aviador a atravessar o Canal da Mancha, em 1909.

Museu do Ar
Museu do Ar - 5 - Blériot XI - Motor rotativo Gnome e Suspensão eficaz.

Museu do Ar
Museu do Ar - 6 - Caudron GIII - 1913 - Isto voava ? - Vejam o cerimonial de arranque do seu motor rotativo e também uma descolagem e uma aterragem desta máquina anterior à Grande Guerra no YouTube.

Museu do Ar
Museu do Ar - 7 - Demoiselle XX - Um gracioso passaroco concebido pelo engenhoso Alberto Santos-Dumond em 1908.

Museu do Ar
Museu do Ar - 8 - Fairey III D Mk2 - Santa Cruz - Massivo hidroavião da Aviação Naval com um motor V12 Rolls Royce Eagle (375 cv).

Museu do Ar
Museu do Ar - 9 - Fairey III D Mk2 - Santa Cruz - O único sobrevivente dos 3 utilizados (Lusitânia e Pátria) por Gago Coutinho e Sacadura Cabral na 1ª travessia do Atlântico Sul em 1922.

Museu do Ar
Museu do Ar - 10 - Farman MF4 - Avião de reconhecimento francês anterior à Grande Guerra.

Museu do Ar
Museu do Ar - 11 - Farman MF4 - 1911 - Foi num destes aviões que Gago Coutinho fez o baptismo de voo tendo por piloto Sacadura Cabral.

Museu do Ar
Museu do Ar - 12 - Grunau Baby - Um planador de 1943, mas desenhado em 1931, em que quase todos os pilotos PPP veteranos do nosso país voaram. Vejam um curto voo e umas valentes cambalhotas executadas com este arcaico planador no YouTube.

Museu do Ar
Museu do Ar - 13 - Hawker Hurricane IIc - Um "Spitfire barato em madeira e tela", que foi determinante no sucesso da Batalha de Inglaterra e muito contribuiu para o desfecho da II Guerra Mundial.

Museu do Ar
Museu do Ar - 14 - Link Trainer - Um simulador de voo dos anos 30, mais propriamente um verdadeiro caixote com asinhas para treino de voo por instrumentos.

Museu do Ar
Museu do Ar - 15 - Motor radial de 18 cilindros em dupla Estrela Pratt & Whitney Double Wasp R-2800 (até 2'400 cv) dissecado para instrução. Escutem o rugir destes monstros no YouTube.

Museu do Ar
Museu do Ar - 16 - Motor radial de 18 cilindros em dupla Estrela com 3 fases de compressão do famoso Lockheed Super Constellation (até 3'250 cv)

Museu do Ar
Museu do Ar - 17 - Piper PA18 Super Cub - A fiel Cub, um popular bilugar em tandem muito utilizado pelo mundo fora por civís e militares. Este "Ford T da Aviação" serviu no Exército Português, na FAP, e também em diversos aeroclubes. Ainda podemos voar um no Aeroclube de Torres Vedras, em Sta. Cruz.
Vejam só no YouTube as coisas fantásticas que este avião consegue fazer.
"Se Beber Não Voe" - Um fantástico vídeo de Ben Whabnoski no YouTube e as loucuras que este prodigioso piloto consegue fazer com um Super Cub!
E para terminar, este link do YouTube para demonstar com se aterra um avião destes em 4 metros e se descola em 8! Ver para crer.

Museu do Ar
Museu do Ar - 18 - Supermarine Spitfire Mk IX - Alumínio e linhas perfeitas ... Vejam a linda silueta das suas asas elípticas e ouça o rugir do seu Rolls Royce Merlin neste vídeo do YouTube.

Museu do Ar
Museu do Ar - 19 - Tiger Moth DH82A - Um fantástico avião de treino dos anos 30.

Museu do Ar
Museu do Ar - 20 - Tiger Moth DH82A - Pormenor do motor Gipsy Major de 4 cilindros em linha invertido (130 cv). Vejam no YouTube como se arranca uma geringonça destas. E vejam também estas acrabacias de um Tiger na Nova Zelândia (YouTube).

Museu do Ar
Museu do Ar - 21 - Douglas C47 (Dakota) - 1º Avião da TAP a estabelecer a ligação Lisboa - Lourenço Marques (Maputo) em 1946. A viagem de ida e volta demorava 13 dias!

Museu do Ar
Museu do Ar - 22 - Cockpit do Dakota (C47)

Museu do Ar
Museu do Ar - 23 - Trabalho de Voluntariado na recuperação de um Dakota idêntico ao da TAP em 1946

Sintra

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